Veeam Agent for Linux – Restore de Arquivos

Olá, pessoal!

Continuando nossa série sobre o Veeam Agent for Linux, dessa vez vou mostrar como recuperar arquivos específicos dentro do nosso backup usando o agente do Veeam. Você pode conferir os últimos posts dessa série clicando AQUI.

Então, voltando exatamente de onde paramos no último post, eu acabei de fazer um backup da máquina inteira usando o Veeam e salvando em um share SMB em outra máquina.

A primeira coisa que farei é deletar alguns arquivos em na máquina CENTOS01. Eu possuo alguns arquivos que foram utilizados nos outros posts e que farei a remoção completa deles.

Agora vamos iniciar o agente do Veeam digitando apenas “veeam”. Será mostrado as últimas sessões do nosso job de backup. Escolha a opção “Recover Files”.

Escolha o backup e o restore point digitando Enter. É possível também importar um backup que não foi feito por esse agente.

O backup será montado em “/mnt/backup”.

Agora podemos sair do agente e ir até o diretório informado. Ao listar o diretório veremos que temos acesso a qualquer arquivo da VM.

Agora é só copiar o arquivo ou pasta que precisa restaurar para o local que desejar.

Para finalizar, voltamos no agente do Veeam e escolhemos a opção “Unmount” para desmontar o backup.

Clique em OK e finalize o agente.

Pronto! Bem simples de fazer o restore de arquivos. Maiores detalhes sobre o restore de arquivos no Linux pode ser verificado clicando AQUI.

No próximo post mostrarei como recuperar a máquina inteira em caso em que o SO foi danificado e não temos como recuperá-lo a não ser com um restore inteiro.

Até mais!