VMWorld 2017 – VCDX Workshop

 

Olá, pessoal!

Como consegui vir para a VMWorld 2017 alguns dias antes, resolvi participar de um workshop para a comunidade que existe todo ano, o VCDX Workshop. Para quem não conhece, o VCDX é a certificação de maior nível da VMWare. Essa é uma certificação diferente, pois você precisa escrever um projeto de design do começo ao fim, pensando em todos os aspectos envolvidos, como custos, necessidade, restrições, etc. Você é obrigado a fugir um pouco do aspecto técnico que estamos acostumados para pensar na parte lógica de um projeto, o que pode ser muito desafiador para nós que somos técnicos. Entretanto, você ainda precisa conhecer profundamente todos os componentes para garantir que tudo seja feito da melhor forma possível e seguindo todas as melhores práticas da VMWare.

O VCDX é dividido entre quatro áreas onde você pode escolher uma delas e criar seu projeto em volta dessa competência.

 

São apenas 257 VCDXs no mundo, sendo que no Brasil temos apenas UM. É possível verificar todos os requerimentos da certificação e visualizar o perfil de todos os certificados no site oficial do VCDX.

Quando decidi participar desse workshop minha intenção não era me preparar para a certificação. Eu não tenho nem o VCP ainda, então não faria sentido me preparar para isso nesse momento. Minha intenção era entender como funciona a preparação para algo dessa dimensão e poder trazer isso para a realidade brasileira, já que é algo que não ouvimos falar por aqui. Após quatro horas de workshop foi fácil descobrir algumas coisas e fazer alguns paralelos com a nossa realidade:

  • Encare o VCDX como uma defesa de mestrado/doutorado de uma das grandes faculdades públicas brasileira. Você precisa preparar um projeto do zero, apresentar para uma banca com outros VCDXs, e responder todas as questões deles.
  • Não faça o VCDX para garantir melhores salários, faça por realização pessoal. Ele vai tomar um grande tempo da sua vida e você precisa estar empenhado nisso.
  • Poucos passam na primeira vez. Não porque o projeto era ruim, mas sim porque o nervosismo durante a apresentação e sabatina pode acabar com você.
  • Se você não sabe a resposta de uma pergunta da banca, apenas diga “Eu não sei a resposta”. Não tente enrolar porque eles vão perceber, você está diante de alguns dos maiores especialistas do mundo. Eles vão perceber e vão usar isso contra você.
  • Seja conciso e direto, não tente falar mais do que você deve sobre um determinado assunto ou pergunta.
  • Não crie situações em seu projeto para forçar uma pergunta da banca. Eles também irão perceber isso e vão querer se aprofundar cada vez mais.
  • A principal dica do workshop é: durante a banca, mantenha a calma. Perder a calma durante a apresentação é o que causa a grande maioria das reprovações.

Foi uma experiência incrível participar do workshop, aprender como o VCDX funciona e estar cercado de monstros da indústria de virtualização. Se você se interessou sobre o assunto, esses workshops acontecem com frequência online e de forma presencial. Eles possuam um calendário com todos as datas do workshops, datas de submissão, datas de defesa, etc sobre o programa.

Até breve!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *