Veeam Explorer – Introdução

veeam_vbr_install_01

 

Olá, pessoal!

Nos próximos posts gostaria de falar sobre o Veeam Explorer e as possibilidade que temos utilizando essa ferramenta disponibilizada pela Veeam para efetuar restores de sistemas específicos.

O Veeam Explorer é instalado junto com o Veeam Backup & Relication e nada mais é que uma interface própria para restore de alguns sistemas específicos. Sâo eles:

  • Veeam Explorer for Microsoft Active Directory
  • Veeam Explorer for Microsoft SQL
  • Veeam Explorer for Microsoft Exchange
  • Veeam Explorer for Microsoft SharePoint
  • Veeam Explorer for Oracle

A intenção do Veeam Explorer é expandir as possibilidades de restore quando você fizer backup de um desses sistemas, possibilitando, por exemplo, restore granular de objetos do Active Directory incluindo restore de password, GPO, regristo de DNS, etc. Na versão para o Microsoft Exchange já é possível efetuar o restore granular de um único e-mail dentro de uma caixa postal. Tudo através dos backups das VMs desses produtos, sem a necessidade de intalação de agentes como outros produtos fazem.

O Veeam Explorer está disponível em todas as versões do Veeam, inclusive na versão free. Claro, existem limitações dependendo da versão, por isso vou deixar os links abaixo para verificarem o que é possível fazer em cada versão do Veeam.

Existem alguns pré-requisitos específicos para cada aplicação citada, todas podem ser vistas no Help Center do Veeam Explorer.

Nos próximos posts vou cobrir o uso do Veeam Explorer for Microsoft Active Diretory para demonstrar com exemplos as possibilidades de restore.

Até breve!