Utilize o Ravello Systems para seus labs!

Olá, pessoal!
Em minha busca incessante de um local na nuvem para criar meus laboratórios acabei me deparando com a Ravello Systems. A Ravello é uma empresa especializada em disponibilizar workload na nuvem para labs, virtual training e ambiente de DEV onde uma performance excepcional não é obrigatório. Você só precisa de recurso para criar estes ambientes.
Utilizei a ferramenta por 15 dias no período de trial e fiquei surpreendido com a facilidade de utilizá-la. Criei um pequeno lab de VMware com a seguinte estrutura:

 

  • 1 DC
  • 2 ESXi
  • 1 vCenter
  • 1 FreeNas

 

ravello1
A configuração das máquinas ficou variada, mas no total usei algo próximo a 32GB de memória, 16 Processadores e 500GB. Como era trial, não há cobrança nenhuma, mas se eu utilizasse esse ambiente após o trial a cobrança seria essa:

 

ravello2
 Com a cotação do dólar atual (20/03/2017) dá cerca R$ 4 por hora, um valor bem pequeno para um laboratório desse tipo. Uma das grandes vantagens do Ravello é que você pode definir um timer para seu laboratório ser desligado. Ou seja, você não precisa se preocupar com cobranças extras porque esqueceu de desligar as máquinas.
A forma de criação das máquinas é bem interessante, é todas por um Dashboard onde você clica e arrasta para criar novas VMs. Clicando nelas é possível editar todas as propriedades, como rede, disco, CPU e criar regras de acesso externo.

 

ravello3
ravello4
ravello5
 De tudo que usei, só tenho uma reclamação: as máquinas demoram cerca de 10 minutos para subir. Não é exatamente um problema, mas achei o tempo meio alto.
Para quem não tem condições de montar um laboratórios com todos os equipamentos em casa, seja por espaço ou pelo investimento necessário, a Ravello é uma ótima alternativa.
Até breve!
One Comment