PDQ Deploy – Distribuição de software

Olá, pessoal! Algumas vezes temos que ser criativos para resolver problemas simples do dia a dia. Certa vez tive que fazer deploy do client do Lync para diversas máquinas em um ambiente sem System Center e sem nenhuma ferramenta de automação para isso. Comecei a procurar alternativas para fazer a instalação sem ser via GPO que às vezes pode ser meio traumático. Foi então que me deparei com o PDQ Deploy. Uma ferramenta para distribuição de instaladores em estações em forma silenciosa. Ele trabalha com arquivos .MSI ou EXE, sendo que para utilizar o EXE o software tem que suportar comandos para instalação silent, no caso de MSI já é padrão esses comandos, então se o instalador for em MSI ele funciona muito bem!

 

Ele possui três versões: free, Standard e Enterprise. Entretanto, com free você consegue fazer pelo menos o básico que é criar um pacote e enviar para diversas máquinas de uma única vez. Opções mais avançadas como agendamento, wake-on-lan e outras estão disponíveis apenas nas versões paga. Aqui tem uma lista detalhada com todos os recursos disponíveis.

 

Eu venho usando ele há bastante tempo na versão free e não tenho problemas, sempre me atendeu muito bem para efetuar deploy dos mais diversos softwares. Abaixo um exemplo de um pacote que já utilizei para atualização do Flash:

 

 

Nesse caso, como era um pacote MSI, as opções do MSI já vieram prontas para fazer a instalação em silent e não reiniciar após a conclusão. Como isso você pode fazer uma instalação sem a intervenção dos usuários tranquilamente.
Veja que na opção “Command Line” você ainda pode editar e colocar o que for melhor para o seu ambiente, essa é apenas uma sugestão deles de como deve ser a instalação.

 

Após criado o pacote, é possível enviá-lo para as estações:

 

 

Eu sempre utilizo duas formas de escolher as máquinas: Active Directory e Text File. Como o AD você pode escolher como alvo uma OU específica. No caso do Text File você criar um arquivo de texto comum com o nome das máquinas em cada linha que ele irá importar e efetuar a instalação. Como esperado, no campo “Credentials” você precisa definir um usuário que tenha acesso administrador nas estações que são o alvo do deploy.

 

Após a instalação o resultado fica da seguinte forma:

 

 

Se você ficou interessado e gostaria de adquirir a versão paga, pode comprar diretamente pelo site deles e não é um software caro. A ferramenta é comercializada nas versões Professional e Enterprise. A licença é por numero de administradores que irão utilizá-la, ou seja, o número de pessoas que irão criar e efetuar o deploy dos pacotes. A versão Professional é U$ 250 por administrador, enquanto a versão Enteprise é U$ 500 por administrador.
Espero que o PDQ Deploy possa ajudar mais pessoas como vem me ajudando nesses anos.

 

Até breve!