O que esperar do Veeam 10?

432

 

Olá, pessoal!

Há alguns meses a Veeam anunciou que a nova versão do Veeam Availability Suite. Ainda sem data definida para o lançamento, mas esperado para o primeiro semestre de 2018, a nova versão promete muitas melhorias e novas funções que pelo visto devem solidificar ainda mais a liderança da veeam no mercado de backup e recovery.

Como faz alguns meses que tivemos o anúncio da nova versão já temos uma ideia melhor do que teremos:

Built-in Management for Veeam Agent for Linux and Veeam Agent for Microsoft Windows

Inicialmente agendado para chegar com a versão 10, acabou entrando no Update 3 da versão 9.5 a possibilidade de gerenciar e instalar os agentes do Veeam diretamente pela console do produto. Antes era necessário fazer a instalação diretamente na máquina que você deseja fazer o backup e era tudo gerenciado na máquina. Agora temos um gerenciamento centralizado dos agentes e temos uma visão completa do ambiente. Ficou muito mais fácil de utilizar os agentes que para mim era bem inviável o gerenciamento isolado nas máquinas.

Para maiores detalhes sobre o gerenciamento dos agentes na console CLIQUE AQUI.

Primary Storage Integrations — Universal Storage Integration API

Versão após versão a Veeam vem expandindo sua integração com storages. Hoje já existe integração com storages da DELL e IBM, por exemplo, mas a intenção deles é ter uma API que possam disponibilizar para os vendors criarem integrações entre seus storages e o Veeam. Isso é muito bom porque poderemos trabalhar cada vez mais com snapshots direto no storage e impactar menos a performance das VMs. No Update 3 já tivemos a adição de integração com o IBM Spectrum Virtualize e Lenovo Storage V Series, na versão 10 isso deve ser ainda mais expandido.

Para maiores detalhes sobre a integração do Veeam com storages CLIQUE AQUI.

NAS Backup Support for SMB and NFS Shares

A Veeam pretende estender seu suporte a dispositivos NAS permitindo backups a nível de arquivo para compartilhamentos em SMB e NFS. Essa é uma ótima feature que pelo visto muitos usuários pediam e que agora será disponibilizado o uso de todas as opções de backup utilizando compartilhamentos SMB e NFS como origem das suas VMs. Um exemplo de uso seria fazer backup de uma pasta específica dento do seu file server que precisa ter um período de backup maior do que sua rotina normal devido ao grande número de mudanças nesse compartilhamento.

Veeam CDP (Continuous Data Protection)

Para mim a feature mais aguardada, o Veeam CDP permitirá replicações de VMs sem o uso de snapshot interceptando o I/O dos discos das VMs e enviado para réplica. Em alguns ambientes extremamente críticos e gigantes é inviável a criação de snapshots para criar réplicas e isso acabava impedindo o uso do Veeam. Você poderia até ter um job para fazer a réplica uma vez ao dia sem impacto na performance, mas se estivermos falando de um grande servidor de SQL ou um Exchange, replicar uma vez ao dia não ajuda em nada pois há modificação em todo momento nesses ambientes. Com o Veeam CDP poderemos finalmente utilizar o Veeam para replicar esse tipo de ambiente. Eu julgo essa feature como uma quebra de paradigma para a Veeam mostrando que eles possuem tecnologia para substituir qualquer outra ferramenta de replicação que você utilize.

Scale-Out Backup Repository — Archive Tier

A Veeam irá introduzir a ideia de “tierização” nos repositórios que você possui permitindo definir os dados que são mais importantes para você naquele momento e depois de certo tempo mover esses dados para um storage de menor custo ou ainda para a nuvem, por exemplo. Isso pode ajudar a reduzir os custos com armazenamento dos seus backups.

 

Essas são as principais features que observei que podem fazer muita diferença na nova versão, mas a Veeam promete que não será apenas isso e teremos novidades quando a versão for lançada.

Por enquanto não temos uma data exata para o lançamento, mas está previsto para o primeiro semestre de 2018.

Para receber as novidades da versão 10 e ser avisado assim que estiver disponível se cadastre na página da versão 10 AQUI.

Importante: Tudo que escrevi nesse post é minha opinião e impressão do produto como usuário e pesquisas em diversos blogs. Não sou funcionário da Veeam e não possuo informações privilegiadas.

One Comment