Monitorando seu ambiente com o VEEAM One Free

Olá, pessoal!

Gostaria de apresentar para vocês uma das ferramentas que mais utilizo no dia a dia do meu trabalho: VEEAM One.

A VEEAM é uma das empresas mais importantes no desenvolvimento de software para backup e disaster recovery de ambientes virtuais. Todas as ferramentas deles que tive a oportunidade de utilizar funcionam muito bem. Além dessas ferramentas, eles possuem um software de gerenciamento que é utilizado para monitorar seus ambientes com os produtos da VEEAM e também para monitoramento do seu ambiente virtual, o VEEAM One.

O VEEAM One é disponibilizado em duas versões, uma paga e uma free. A versão paga possui uma grande variedade de reports e dashboards que a versão free não possui, mas tirando isso, a versão free já ajuda MUITO no monitoramento do seu ambiente virtual.

Para ilustrar de forma mais prática, vejam algumas screenshots de um ambiente de produção utilizando o VEEAM One Free:

Visão geral de um ESXi, detalhando o uso de CPU, memória e datastores. Além disso, caso exista algum alarme será mostrado em “Latest Alarms” e Alarms by Object”.

Visão geral dos Alarmes, com os últimos eventos que ocorreram no servidor. É possível exportar as informações e exibir os detalhes do alerta. Também é possível marcar como resolvido os alarmes se necessário.

Visão geral das VMs, com os detalhes de todas as VMs do servidor.

Visão geral de utilização dos recursos do servidor físico com gráficos em tempo real.

Visão geral de utilização de CPU, como uso, mínimo, máximo e média de utilização do host. Na versão free é possível verificar esses valores até uma semana para trás. Na versão paga é possível verificar esses valores em qualquer período, nesse caso a limitação é apenas quanto tempo o banco de dados está guardando os dados coletados.

Visão geral de utilização de memória, como memória ativa, memória consumida, pressão de memória e uso do host.

Visão geral de utilização dos datastores com detalhes de consumo de I/O de cada um. Esse gráfico em específico eu uso bastante para medir performance e possíveis problemas de I/O de disco.

Aba de Top VMs, outro recurso que utilizo bastante! Com ele é possível identificar as VMs que estão utilizando mais recursos do servidor físico. Além disso, utilizo bastante o “By Active Snapshot Age” para verificar se esqueceram algum snapshot em servidores ativos.

Esses são os principais Dashboards que eu utilizo para monitoração, mas além disso é possível definir os alertas e modificar seus thresholds. Abaixo tem um pequeno exemplo da tela de gerenciamento de alertas, são mais de 200 tipos de alertas já prontos para utilização.

O Veeam One também permite acessar a console de uma máquina virtual, caso seja necessário. Não é um recurso que uso muito, mas ele existe e pode ser útil em alguns casos.

Caso se interessem, efetuem o download e teste a ferramenta, vale muito a pena! Eu usei os recursos que a própria Veeam disponibiliza para a instalação que é bem simples.

Aqui fica disponibilizado todas as documentações dos produtos da VEEAM que podem ajudar durante o deploy.

Até breve!