Exchange Server – Script para verificação de Best Practices

Olá, pessoal!

Tenho algumas rotinas que executo pelo menos uma vez ao mês para garantir que os sistemas que cuido estão rodando sem problemas. Mesmo que tudo aparentemente esteja funcionando, é sempre bom se antecipar e descobrir uma configuração incorreta que poderia gerar um problema. Por isso sempre procuro por scripts de beste practices que possam analisar o ambiente e me dar dicas do que pode estar incorreto. Um dos scripts que uso é o Exchange Analyzer para analisar o ambiente on-premises do Exchange Server.

O Exchange Analyzer é um script em PowerShell que analisa e os eu ambiente do Exchange Server 2013/2016 está seguindo as melhores práticas da Microsoft. Ao final da análise ele gera um report em HTML com um resumo do ambiente e detalha cada item analisado com links onde explica como corrigir os problemas encontrados. Ele é free, mantido pela comunidade e atualizado frequentemente.
Para utilizar é bem simples. Efetue o download do script. É um arquivo zip com o script em Powershell e o módulo que ele utiliza. Ao extrair você verá os seguintes arquivos:

Primeiro, devemos copiar o módulo do PowerShell que ele utiliza para a pasta “Modules” do Powershell. Abrindo a pasta “Modules”, copie a pasta “ExchangeAnalyzer” para o caminho  C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\Modules\.

Abra o Exchange Management Shell, navegue até a pasta onde extraiu os arquivos do Exchange Analyzer e execute o script.

Aguarde o script finalizar. Não deve demorar mais do que dois minutos.

Ao finalizar, será aberto um HTML com o resultado da análise.

Espero que esse script possa ajudar vocês a identificarem qualquer problema que esteja ocorrendo com o ambiente de vocês. É sempre recomendado seguir todas as boas práticas dos fabricantes para não enfrentar problemas desnecessários no futuro.

Até breve!